Hoje é um dia muito especial, onde se comemora a importância do pai na trajetória da vida de seu filho. E essa importante participação do pai na criação e educação dos filhos vem evoluindo de geração a geração. Contemporaneamente, o homem vem assumindo a paternidade. É o que eu chamo de “paternagem”: mais qualidade do amor investido, sendo exemplo a ser seguido e aprendido, ter tempo juntos para se conhecerem e entenderem e o entrosamento para a construção de uma parceria para a vida.

Atualmente, a atenção do pai na primeira infância aumentou, e de fato é imprescindível, mas, em todas as fases que passamos, é primordial a sua presença. O papel do pai é de ser o primeiro a nos frustrar, separar simbolicamente o filho da mãe até o filho se tornar um indivíduo. O pai faz dessas coisas: nos criam pro mundo, ensina que ganhar é antes perder varias vezes para aprender, persistir no que você quer e que cada dia é um dia.

            Sei que não são todas as pessoas que tem o pai presente, na maioria das vezes, uma grande parte da população brasileira não possui pai no seu registro de nascimento ou mesmo que possua o registro de nascimento tem o pai completamente ausente. A vida se encarrega do encontro de alguém especial para se colocar nesse papel de pai; que é aquele que cuida!

O meu pai tem muitos filhos e entre eles, há duas filhas que ele adotou como filhas. As duas são suspeitas, pois são apaixonadas, e sei que elas não poderiam ter um pai mais especial.

            É aconselhável que esta relação de pai e filho perdure no decorrer do desenvolvimento da infância e da adolescência para que a parceria seja consolidada e mantida apesar de tantos conflitos e infortúnios da vida.

PARCERIA significa Vem do Latim PARTIALIS, “divisível, pedaço de”, de PARS, “parte”. “Parceiro” e “parceria” derivam daí. Um parceiro “faz parte” das intenções de outra pessoa. É isso, é um interesse mútuo, pois a parceria troca de papéis ao passar do tempo: chegará o dia do filho cuidar do pai.

            invista nesta parceria;

o seu porto seguro;

compartilhe a vida;

com o seu eterno parceiro…

“Não importa o lado que você está na briga, eu estou do seu lado”  (Marcos Alexandre Domingues)

Feliz dia dos Pais!

Thelma Domingues

Psicóloga e Psicopedagoga Clínica - CRP: 05/56218

Compartilhe!

Posts recentes

Vamos conversar?

Entre em contato – por WhatsApp

Newsletter