A inveja é o desejo, mesmo escondido, de possuir o que pertence ao outro que está perto e que se convive.  Desde um vestido, ou uma viagem, a profissão, o sucesso, a família e até o relacionamento amoroso do outro, por exemplo. É como sentir um certo desgosto diante da felicidade e das conquistas alheias.

O invejoso se esforça para esconder a inveja, pois é um sentimento considerado negativo em nossa cultura. Mas demonstra nos detalhes, como em comentários, olhares e risadas amarelas A perspectiva como encara a vida não se esconde com facilidade. Ele não enxerga seus erros como aprendizado e, muitas vezes, como azar. Sendo assim, acredita que não seja merecedor de tais infortúnios. Carrega com ele a frustração da comparação. 

Este padrão de comportamento, movido pelo sentimento da inveja, faz a pessoa acreditar cada vez menos em si e de que é capaz de conseguir algo que realmente deseja. Com a repetição, se desvaloriza e possui a tendência em ser uma pessoa amarga e triste. Esquece de si e acha que não conseguirá alcançar os seus desejos.

“É preciso saber viver!” Como diz a música, é necessário quebrar esse padrão e ressignificar a sua autoimagem, acreditar que é possível  realizar as suas conquistas com muito suor e persistência. É dar valor ao que possui e se sentir feliz também pelos sucessos dos outros. 

É libertador você entender que todos somos reais e imperfeitos e que, como lidar com os fracassos é que faz toda a diferença.  A cada insucesso, acredite mais em você e aprenda a fazer melhor e diferente.

Exercite a empatia, “alegre-se com os que se alegram e chorem com os que choram.” 

Thelma Domingues

Psicóloga e Psicopedagoga Clínica - CRP: 05/56218

Compartilhe!

Posts recentes

O Invejoso

A inveja é o desejo, mesmo escondido, de possuir o que pertence ao outro que está perto e [...]

Newsletter