1. Curso de Teste de Desenvolvimento Escolar (TDE II)
O TDE II foi desenvolvido utilizando critérios modernos de desenvolvimento de instrumentos de avaliação, ampliando sua abrangência para todos os nove anos do Ensino Fundamental. Pode ser aplicado, tanto em demandas de mapeamento da aprendizagem escolar no desenvolvimento típico quanto no atípico.
A partir desse mapeamento, estratégias promotoras de leitura, de escrita, de raciocínio quantitativo e de cálculos poderão ser mais efetivamente selecionadas e aplicadas tanto no contexto clínico quanto no educacional, tornando o desenvolvimento mais bem-sucedido e diminuindo o impacto no cotidiano de dificuldades ou de transtornos específicos de aprendizagem.
2. Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional Infantil
- Critérios para seleção: Possuir graduação, mediante apresentação do diploma. Preferencialmente, nas áreas de saúde e educação.
- Será ofertado na modalidade online (ao vivo pelo Zoom, câmera aberta), semanalmente.
- O curso tem duração de 18 meses.
- Próxima turma 2022.2: início 09/08/2022
Nossos professores, em sua maioria, possuem mestrado e doutorado. No Rio de Janeiro, a prática clínica será oferecida na Clínica da Ponte, na Barra da Tijuca. Nas demais cidades, o estágio é de responsabilidade do aluno, sendo no mínimo, um paciente.
O curso é reconhecido pelo MEC e confere ao aluno a Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional Infantil, de forma a diferenciar o profissional no mercado de trabalho. Universidade parceira: UNIFIL – Londrina / PR.
Professore(s)
Esp. Daniela Marques
Ms. Emily Silvano
Ms. Luís Felipe Perinei
Dra. Marcia Melquior
Dra. Maria Inês Carneiro
Ms. Pedro Diniz
Esp. Priscila Uekane
Ms. Teresinha Ansiães
Dra. Thaís Trindade
Esp. Thelma Domingues
Disciplinas
Psicopedagogia Clínica e Institucional e suas implicações;
Psicologia do Desenvolvimento Infantil;
Linguagem e Cognição Social;
Principais Transtornos Infantis;
Funções Cognitivas e Aprendizagem;
Escrita e Leitura;
Matemática e Raciocínio Lógico;
Inclusão e PEI (Plano Ensino Individualizado);
Família: seus tipos, características e manejo;
Avaliação psicopedagógica;
Diagnóstico diferencial (hipóteses diagnósticas);
Intervenções e jogos psicopedagógicos;
Prática supervisionada.