Em pouco tempo, nos vemos tendo a necessidade de nos reinventar e iniciar uma nova jornada de vida dentro de casa. Esse momento perdura para alguns até hoje. Não foi fácil. Não está sendo fácil ainda. Muitos perderam empregos e oportunidades e, isso, sem falar sobre as vidas. Passamos a nos olhar mais, prestar mais atenção em quem está com a gente, começamos a nos preocupar com quem nem conhecemos, nossa casa virou escola, escritório, restaurante, refúgio… No meio de tantas mudanças, nos deparamos com muitas coisas novas. Uma delas, o ensino e a aprendizagem à distância.

Já se perguntou sobre como esse processo será daqui pra frente?

Os educadores passaram a ter um destaque que há muito tempo tinham perdido. E isso é uma vitória que deve ser comentada. Essas pessoas fizeram tudo que podiam para oferecer o melhor que dava para o momento.

E nós, alunos, somos gratos eternamente aos profissionais que dedicam seu tempo e seu amor à nós, sem os Professores e os Pedagogos nada disso seria possível.

Estudar em tempos de pandemia é bem desafiador. Temos que ter disciplina, persistência e força de vontade gigantes para nos mantermos focados numa aula online, onde, muitas vezes, só se vê a cara do professor, coitado, que fica diante de bolinhas com iniciais. Ter atenção plena é complicado em qualquer momento da vida, mas quando se está sozinho, rodeado de coisas que puxam sua atenção com força para outros lados, como a TV, a geladeira, o cachorro, um livro, o sofá, a cama quentinha… Fora a conexão que cai, a luz que falta, o computador que para de funcionar… São inúmeros os desafios diários que o estudante precisa resistir para estar ali presente de verdade.

Que tudo isso sirva para mostrar a importância do estudo, da educação, do aproveitamento e do esforço. E vale lembrar que, se a falta de atenção estiver atrapalhando sua aprendizagem mais do que o normal para o momento, se você não consegue se concentrar em nada, busque ajuda de um profissional Psicólogo ou Psicopedagogo, porque ele pode te auxiliar no caminho para entender o que de fato está acontecendo e te dar ferramentas de como pode superar essas dificuldades.

Luciana Stavale

Jornalista e estagiária de psicologia

Compartilhe!

Posts recentes

Vamos conversar?

Entre em contato – por WhatsApp

Newsletter