Em meio a tantos atendimentos, uma das questões centrais dos pacientes são os ESSES ou ESTES. Sim, vou explicar melhor para podermos refletir a importância do que  nos faz seguir e como escolhemos o caminho adiante…

Desde que estamos sendo gestados, temos um objetivo (mesmo sem ter consciência), um  caminho que devemos percorrer para atingirmos esse  objetivo: Nascer!

Nascemos e renascemos durante os percursos da vida, a partir do primeiro contato com a nossa mãe, o pai, os irmãos, com o mundo exterior, as primeiras sensações e percepções, como os sentimentos de prazer e desprazer.  Apesar de crescermos e evoluirmos, continuamos a sentir dissabores, frustrações, desprazeres, traumas, a cada momento, como também, surpresa, segurança, realizações, amor, compaixão, boas ações, o belo que constitui o que somos hoje. Todos nós possuímos uma história, partes, partículas, resquícios, lembranças  e reminiscências.    

ESSES são os acontecimentos e afetos do passado, mesmo sem poder voltar no tempo, vivendo do passado, amarrados, presos a acontecimentos que prejudicam nossas escolhas futuras, a leveza pesa com a carga que carregamos.

O passado sendo vivido todos os dias, presente em nossas ações, reações, medos e resistências. Nosso inconsciente é atemporal, somos capazes de reviver as mesmas reações, emoções e comportamentos, parecidos com o momento vivido. Uma máquina do tempo de afetos!   

ESTES é o caminho que percorrermos, o presente e o futuro, um pouco dos dois quase ao mesmo tempo, um destino ao futuro que torna-se, instantaneamente, presente.

Presente, palavra bela, pois além de ser o único espaço de tempo que realmente vivemos, também significa uma dádiva (algo que recebemos, sem necessariamente merecer). Cada novo pôr do sol será acompanhado de um amanhecer, um novo HOJE para continuar, começar ou recomeçar a construir um “presente” diferente. Poderia dizer um futuro diferente, se futuro não existe?

ESTES são pedaços do presente para desconstruir mágoas, conflitos, traumas, e a partir dai, construir momentos mais felizes, leves… ESTES são as nossas chances de uma nova escolha, a decisão por dias melhores, ou mesmo, lidar e tolerar as adversidades do caminho. Aonde você está? Aonde quer chegar? Qual o caminho que está percorrendo? ESSE ou ESTE.

Thelma Domingues

Psicóloga e Psicopedagoga Clínica - CRP: 05/56218

Compartilhe!

Posts recentes

Vamos conversar?

Entre em contato – por WhatsApp

Newsletter