Nas últimas décadas, a Psicopedagogia surgiu para cuidar dos problemas de aprendizagens e compreender esse processo no sistema de ensino brasileiro, propondo ações preventivas com novas alternativas de ações voltadas para a melhoria da prática pedagógica disseminada nas escolas. A partir de seu surgimento, a Psicopedagogia primeiramente tem um enfoque preventivo que considera o objeto de estudo da Psicopedagogia o ser humano em desenvolvimento, enquanto educável. Posteriormente, simultaneamente nasce a prática terapêutica, que intervém no processo de ensino aprendizagem, na avaliação e no diagnóstico de possíveis dificuldades patológicas educacionais.

BOSSA (1991) defende que a Psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades internas e externas da aprendizagem, tomadas em conjunto. E, mais procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé́ de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos.

O psicopedagogo trabalha levando em conta a subjetividade do paciente, quais as questões que impedem a aprendizagem significativa. Resinificando conceitos, defesas e reaprendendo a aprender. Para promover o crescimento moral, a constituição da identidade, o desenvolvimento da autonomia, potencializar suas habilidades e suas inteligências múltiplas.

Conforme fundamentam OLIVEIRA e BOSSA (1997), o trabalho psicopedagógico é orientado pelo processo ensino-aprendizagem, visando favorecer a apropriação do conhecimento no ser humano, ao longo de sua evolução. Esse enfoque terapêutico desenvolve-se na forma individual ou grupal, na área de saúde mental e da educação.

Por fim, o processo de ensino é algo vivo, devendo ser considerado o indivíduo como único, construído a partir de sua interação social, da cultura (em seu contexto histórico), de sua estrutura psíquica, do ambiente e família que está inserido. São inúmeras variáveis para compreender o processo de aprendizagem que consequentemente acarreta no reconhecimento da sua existência. “Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo.” (Malala Yousafzai).

Thelma Domingues

Psicóloga e Psicopedagoga Clínica - CRP: 05/56218

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