O processo de mudança de uma pessoa não é algo simples. É doloroso! Se conhecer requer esforço, além de vontade. Se isso não for uma escolha pessoal, não funciona, porque não enxergamos um motivo. Como seres humanos, temos a necessidade de um propósito em tudo que fazemos. Sem um porquê, perdemos o interesse e, com o autoconhecimento, não é diferente.

Tudo que requer esforço, nos faz pensar em desistir com mais facilidade. Um psicólogo faz toda a diferença nessa caminhada, pois ele auxilia no processo para entender da onde vêm as emoções, os motivos de alguns comportamentos e pensamentos, ajuda a regular as atitudes, etc. Com isso, nossa qualidade de vida aumenta e as mudanças começam a existir e serem perceptíveis.

Se conhecer assusta. A medida que vamos descobrindo quem somos de verdade, também vêm à tona nossos monstros interiores. Aqueles pensamentos e sentimentos que buscamos esconder do mundo, inclusive de nós mesmos. Afinal de contas, ninguém gosta de se mostrar fraco, invejoso, agressivo, egoísta ou arrogante, por exemplo. E isso acontece, porque todo mundo quer ser aceito e querido. Na maior parte do tempo, estamos de máscaras com o intuito de parecemos perfeitos. Mas não somos perfeitos. Ninguém é. Então, por que esse medo de sabermos mais sobre a nós e deixar que nos vejam?

O autoconhecimento vem com uma série de benefícios, como:

  1. Reagir de forma diferente a certas situações mais desagradáveis;
  2. Perceber como os fatos impactam nossos sentimentos e emoções;
  3. Descobrir nossa própria vocação, seja ela profissional ou pessoal;
  4. Deixar de ter medo das coisas e das pessoas;
  5. Sentir mais confiança em nós mesmos e nos outros;
  6. Ver a vida e os problemas sob uma nova ótica;
  7. Conhecer e entender melhor os outros;
  8. Aceitar as pessoas como elas são;
  9. Nos perceber e aceitar como somos;
  10. Respeitar as diferenças;
  11. Valorizar as próprias competências e habilidades;
  12. Desenvolver o amor próprio;
  13. Fortalecer a autoestima.

É normal possuirmos características que não gostamos ou achamos que os outros não irão gostar. Mas, é por isso que se conhecer a fundo se torna tão importante, pois é a partir da percepção e do entendimento de todas essas características que buscaremos aprimorar o que for necessário para continuarmos crescendo e evoluindo como seres humanos.

 

Luciana Stavale

Jornalista e estagiária de psicologia

Compartilhe!

Posts recentes

Vamos conversar?

Entre em contato – por WhatsApp

Newsletter